top of page

Segurança no Quarto do Bebê



É claro que decorar e fazer o enxoval do bebê é muito emocionante, mas não podemos esquecer que junto com sua chegada vem também algumas preocupações...


Hoje falaremos sobre um assunto muito importante e que tem que ser analisado em cada etapa do desenvolvimento do bebê: a segurança!


Iremos falar sobre ela dentro do quarto e para isso listamos algumas dicas de itens que devem ser vistos e checados sempre!






Berço


Verificar se ele possui o selo do Inmetro. Sendo assim, certamente as medidas entre as barras da grade devem estar entre 4,5 e 6 cm, deve possuir duas rodinhas com travas e sua base deve ter altura regulável.

Se o colchão for adquirido separadamente verifique pois não deve haver espaços entre as suas extremidades e o berço, caso haja alguma folga ela deve ser menor que 3 cm.

Seu posicionamento no quarto deve ser longe de janelas e correntes de ar e de preferência sem laços, fitas, babados e brinquedos para dentro dele pois pode causar asfixia no bebê.


Caso o berço seja antigo (herança de família, por exemplo) é recomendado que toda a pintura seja removida e uma nova seja realizada. Antigamente as tintas continham chumbo e como ele é um metal pesado pode causar intoxicação, problemas de aprendizagem e outros distúrbios neurológicos.


Móveis em Geral

Devemos dar preferência a móveis com quinas arredondadas e instalar protetores caso as existentes exijam tal medida.


Assim como as janelas também devemos observar luminárias, enfeites de parede, fios ou móveis que possam ser usados como apoio para pular ou como escadas.









Tapetes

Este acessório que traz aconchego ao quarto deve ser de fibras naturais ou antialérgico e ser mantido limpo por conta das alergias. Para evitar acidentes, caso ele não possua base antiderrapante uma fita específica para isso pode e deve ser instalada na sua parte traseira.

Cortinas e Persianas


Qualquer tipo de vedação utilizada nas janelas deve ser constantemente limpa para não causar alergias. Além disso muito cuidados com os cordões e fios! Melhor mantê-los longe do alcance das crianças para evitar qualquer tipo de acidente...

Eles devem ser sempre adquiridos de acordo com a faixa etária da criança (verificar essa informação na embalagem dos produtos) e, para evitar quedas e tropeços, devem ser guardados após o uso.


As caixas de brinquedos são uma ótima ideia: ajudam a ensinar a brincar e guardar! As sem tampa são mais seguras por não prender o dedinho dos bebês e cuidado com os modelos de rodinhas. Dê preferência aos que possuem travas.

Móbiles


Lindos, conferem a decoração um diferencial! Deve-se tomar cuidado para, na hora certa, ser retirado do alcance do bebê e ser de fácil limpeza por conta das alergias.

Bichos de Pelúcia


Muito fofos e gostosos devem ser mantidos fora do berço e sempre limpos para não acumular poeira... A troca por bichinhos de pano é uma ótima opção!

Portas


Não queremos acidentes com os dedinhos dos bebês, sejam com portas de ambientes ou armários. Então, o item indispensável são os protetores de portas para que elas não batam, assim como as travas, para que não se abram.

Gavetas

Assim como as portas, as gavetas podem se tornar um vilão quando o bebê começa a ter mais autonomia. Para que não aconteça nenhum acidente devem ser instaladas travas nelas.

Bacia Sanitária

As bacias sanitárias também estão na lista de itens que devem possuir travas.

Janelas

Tela de proteção nelas! Não protegem só os bebês, mas também os animais de estimação. Verificando sempre a sua qualidade e a empresa que fará a instalação...

Verificar sempre se existem objetos perto delas para que não sejam utilizados como escada. Travas também podem ser utilizadas...

As tomadas são um dos principais vilões na segurança não só do quarto, mas da casa toda para seu bebê. Em todas elas devem ser instalados protetores e de preferência os que não são atraentes ao olhar para que não pareçam brinquedos. Perto delas também devem ser evitados caixas de brinquedos ou coisas que chamem a atenção.

Um dado importante é que as tomadas no padrão novo, certificadas pelo Inmetro, não dão choque em contato com a pele. Clique aqui e saiba mais sobre esse novo modelo de tomada.


Existe também um dispositivo, DR (Dispositivo Diferencial Residual), que pode ser instalado no quadro de eletricidade. É um “dispositivo de instalação obrigatório, segundo normas da ABNT, que desliga a energia em 20 milissegundos quando é detectada uma corrente de fuga à terra, uma espécie de "vazamento" da corrente elétrica. Dessa maneira, é possível evitar que a tomada dê choques elétricos capazes de provocar paralisia ou queimaduras. ”


Assim como cordas e cordões, os fios elétricos devem ficar longe do alcance dos pequenos pois pode ocorrer risco de enforcamento e choque.

Remédios e qualquer outro produto químico ou de limpeza deve ser mantido fora do alcance dos bebês, guardados em local alto e com fechadura.


Esses foram apenas alguns dos itens de segurança relacionados ao quarto que consideramos muito importantes de serem vistos. Claro que eles também podem ser estendidos ao restante da casa...



Lembrando sempre que...

Até o próximo post!

bottom of page