top of page

Como escolher a cortina certa?


Escolher cada detalhe da decoração do quartinho do bebê é muito prazeroso para qualquer mamãe que busca caprichar na produção.


A escolha da cortina será determinada pelo estilo da decoração, mas é preciso ficar atenta a sua função principal e não somente a estética.

As cortinas precisam equilibrar e também bloquear a claridade, dar privacidade e diminuir os ruídos que vêm de fora, garantindo o bem-estar do bebê.


A escolha do tecido, assim como as pregas e suportes, acompanham o estilo da decoração. Existem vários tecidos que podem ser usados, dos mais pesados (sarja, algodão fechado, seda rústica, shantung e linho) aos mais leves (voil, seda leve, chiffon, organdi, gaze de linho).


Em ambientes pequenos, a melhor opção são as que não pesam muito visualmente, algo como uma persiana rolô ou romana acompanhada de um voil, já nos ambientes maiores as cortinas poderão ter mais destaque com o caimento reto e verticalizado.


Passantes de tecido

Usadas para pendurar a cortina, combinam bem com xales, porém as alças não deslizam bem no varão.

Ilhoses

Aros em torno de aberturas no cós, para pendurar a cortina no varão. Eles são indicados para cortinas em tecidos leves.




Suporte de tecido inteiriço

Simples, atual e elegante, porém tem deslizamento difícil no varão.



Pregas deitadas

Seu caimento é reto e utiliza bastante pano – duas ou três vezes a largura da cortina – e combina bem com tecidos pesados.




Pregas macho

O volume do tecido concentra-se na frente, proporcionando um caimento reto e elegante. Podem ser usadas em varões ou trilhos ou ainda como xales laterais.



Pregas americanas

Modelo clássico, tem detalhe feito com três preguinhas. Pode ser presa no trilho ou no varão; é usada geralmente com forro, o que favorece o caimento, amplia a proteção contra aos raios solares e proporciona mais privacidade.



Pregas paulista ou wave

São dobras intercaladas nos dois sentidos que produzem um efeito de ondulação e transmitem a sensação de volume e movimento. Pode ser utilizado tecidos leves ou pesados, instalados em trilho suíço ou em varão, inclusive, dentro de sancas.

Lacinhos

O preferido para quarto de bebês. Os lacinhos que prendem a peça ao varão podem ser do mesmo tecido da cortina ou outro tecido que faz parte do enxoval.



Argolas

Sempre na moda, as argolas presas ao varão suspendem o tecido. Os materiais podem ser diversos: metal, cromado, dourado, ouro velho, madeira escura, branca ou mesmo plástico.



Painel

Pode ser de tela ou de lona, ter um personagem estampado ou mesmo fotos do bebê reproduzidas.

Pregas fêmeas

Segue o estilo clássico, o volume da cortina vai para trás e a cortina fica com um caimento reto e sofisticado. Pode ser utilizada em varões ou trilhos.


Romana

O desenho tradicional das persianas romanas agrada tanto aos clássicos como aos contemporâneos e combina com diversos estilos de decoração, permitindo um visual uniforme, quando fechada, e charmosamente dobrado na horizontal, quando retraída.


Rolô

Feitas de tela solar para proteger do sol sem roubar a vista ou de tecido, esses modelos permitem desde uma cobertura suave e transparente da janela até o fechamento total, com sistema blackout. Podem ficar esticados, à meia altura ou totalmente recolhidos no rolo superior. Além disso, os materiais têm diferentes graus de proteção e visibilidade.




Mas lembre-se, as cores devem harmonizar com a decoração do quarto!

Você pode optar por cores suaves e neutras para a cortina e tons mais fortes e pontuais para os detalhes.

Há também os tecidos estampados, que se for usado da forma correta pode ser um dos pontos fortes do ambiente. Para que o ambiente não perca sua harmonia, o tecido precisa ter as mesmas cores da paleta usada no local.

Se a cortina é estampada, invista em peças lisas para o ambiente. Se a cor da estampa é muito forte, deixe para o resto do cômodo cores mais suaves.

O segredo é equilibrar a escolha e deixar o ambiente com informação visual suficiente, sem ficar cansativo.



Até o próximo post!



bottom of page